Melissa Porto Estagio II Ludico na Educação Infantil
Melissa Saldanha Porto
Prof. Orientador: Andréa Witt
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0886) – Estágio II – Disciplinas Pedagógicas
19/05/15
RESUMO
Os brinquedos, jogos e brincadeiras, fazem parte do cotidiano de qualquer criança, tem enorme importância no desenvolvimento, motor, intelectual e social da criança. Sendo impostas na sala de aula as atividades lúdicas servem como meio inovador e prazeroso tanto para a criança quanto para o educando, além de serem cheios de magia, fantasia e diversão, desenvolvem também a imaginação, criatividade do individuo, fazendo com que a criança se envolva mais nas atividades, e que o aprendizado não seja tão fadonho e cansativo, por isto é tão essencial na educação infantil. O professor é de suma importância para a inserção do lúdico no contexto escolar, ele deve sempre buscar inovar e trazer para suas aulas métodos pedagógicos diversificados que gerem mais envolvimento e interesse de seus alunos, aumentando o rendimento escolar das crianças.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Lúdico; Educação Infanfil;
1 INTRODUÇÃO
A palavra lúdico tem origem no latim “lutus”, que significa jogos, com o passar do tempo seu conceito foi evoluindo e ganhando espaço no ensino, principalmente na educação infantil, onde o brincar esta tão presente no cotidiano das crianças. Com as atividades lúdicas o professor pode realizar varias atividades pedagógicas , explorando a criatividade da criança, utilizando jogos, brinquedos proporcionando atividades agradáveis e fazendo com que as crianças realmente se interessem pelo que estão aprendendo, se tornando algo prazeroso.
A brincadeira é de fundamental importância na vida da criança, assim como a educação, a alimentação a higiene, todas as crianças tem o direito de brincar, infelizmente sabemos que devido a falta de condições ou trabalho infantil algumas tem este direito violado. As atividades lúdicas ajudam no desenvolvimento da