Melhoria de processo
Carlos Diego Cavalcanti Pereira1, Luiz Vieira e Silva Filho1, Paulo Lins Rodrigues
Junior1, Ubiracy dos Santos Rego Júnior1
1
Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Recife – Pernambuco – Brasil cdcp@cin.ufpe.br; lvsf@cin.ufpe.br; plrj@cin.ufpe.br; usrj@cin.ufpe.br
Abstract. The purpose of this survey article is to analyze and compile publications related to models of software processes improvement. This paper considers national and international periodicals, congresses and annuals, in the period between 1995 and 2012.
Resumo. O objetivo deste artigo de revisão bibliográfica é analisar e compilar publicações relevantes no que tange a modelos de melhoria de processos de software. Este trabalho considera periódicos, congressos e anuários nacionais e internacionais, entre o período de 1995 e 2012.
1. Introdução
Em sua essência, um processo é um conjunto de atividades realizadas a fim de produzir um resultado. Considerando uma visão mais moderna e multidisciplinar, processo considera a integração entre atividades, insumos e infraestrutura requeridos para adição de valor. Na Engenharia de Software, o processo descreve o fluxo necessário para produção e entrega de um sistema de maneira eficiente, previsível e que corresponda aos requisitos especificados pelo negócio. O SWEBOK (IEEE, 2004), Software Engineering
Body of Knowledge, guia de conhecimento de Engenharia de Software mantido pelo
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) descreve o processo de software: “The Software Engineering Process Knowledge Area is concerned with the definition, implementation, assessment, measurement, management, change, and improvement of the software engineering process itself.”
De acordo com Reis (2003), construir software é uma atividade cooperativa que depende da qualidade de comunicação entre os envolvidos no desenvolvimento. Esse contexto evidencia a importância de