Melhoria contínua - administração
Introdução:
Melhoria Contínua Por Marizete Furbino “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.
Melhoria Contínua é o conjunto de atividades planejadas através das quais todas as partes da organização objetivam aumentar a satisfação do cliente. A expressão melhoria contínua vem se tornando muito popular nos últimos anos, estando associada principalmente com o movimento da Qualidade Total. O conceito foi evoluindo ao longo dos anos e atualmente se encontra bastante estruturado. Por constituir-se num conceito simples, de fácil entendimento e de baixo nível de investimento, a melhoria contínua tem se consagrado como uma das formas mais eficientes de aumentar a competitividade de uma empresa.
Evolução:
A condução dos “empregados” durante mais de um século no Ocidente foi baseada nas idéias de Taylor (Administração Científica), onde o “empregado” estava sendo considerado apenas como uma extensão da máquina. Os proprietários das empresas ou diretores tomavam suas decisões e transferiam suas informações e determinações através de “capatazes, chefes ou supervisores” para, assim, serem passadas aos “empregados” nas linhas de produção.
Enquanto Taylor, Pierre du Pont e Sloan desenvolviam as idéias fundamentais que evoluíram para a moderna teoria da administração, Ford nas linhas de produção massificada inventada outra escola , a escola da qualidade. A escola da qualidade até metade do século XX crescia paralelamente a outras, posterior a essa metade, juntou-se a outros conceitos tornado-se também um enfoque sistemático. No início do mesmo século tornou-se comum a produção em massa onde a qualidade significava uniformidade.
A partir de 1948, no Japão, iniciava um processo que modificaria o mundo da qualidade e os negócios no mundo. Contraditoriamente esse processo foi inspirado por pensadores norte-americanos (Feigenbaum, Deming e Juran), derivando-se nos