Melhoramento G
LETÍCIA SZULCZEWSKI, LUIZ HENRIQUE E WELISTER MIKE.
MELHORAMENTO GENÉTICO
CAMPO GRANDE
2014
CAROLINA DE LIMA, IGOR ALVES, LARISSA NEVES,
LETÍCIA SZULCZEWSKI, LUIZ HENRIQUE E WELISTER MIKE.
MELHORAMENTO GENÉTICO
Dissertação do trabalho de Melhoramento Genético na matéria de Biologia do Ensino Médio da
Escola Estadual Professor Severino de Queiroz.
Orientadora: Professora Carina Cerutti.
CAMPO GRANDE
2014
INTRODUÇÃO:
O melhoramento genético é o resultado de cruzamentos com raças puras visando certas características na próxima geração, para isso ocorrer alteram-se os genes e assim em consequência as características do individuo, é possível transferir genes de um individuo para outro, pois os genes de qualquer espécie são feitos do mesmo material.
O melhoramento genético aumenta a eficiência produtiva dos indivíduos de acordo com o mercado consumidor.
MELHORAMENTO GENÉTICO
O que é o Melhoramento Genético?
O melhoramento genético é o resultado de um processo de direção dos acasalamentos efetuados na raça ou linha pura para a obtenção de ganho genético e fenotípico, em características de interesse da zootecnia. Os acasalamentos mais desejáveis dentro da raça ou linha são identificados numa lista de reprodutores, machos e fêmeas, ordenados pelo valor genético da característica de interesse e numa segunda dimensão ou oportunidade.
A modificação genética altera os genes e, consequentemente, as características do indivíduo. É possível, por exemplo, modificar geneticamente morangos para que se mantenham frescos durante mais tempo, e o arroz pode ser geneticamente modificado por forma a conter um maior teor vitamínico.
Quando se modifica geneticamente uma planta, introduz-se um gene estranho nos genes da própria planta. Poderá ser, por exemplo, um gene de uma bactéria resistente ao pesticida. Como resultado, a planta geneticamente modificada herda as características