Melhoramento Genético do Eucalipto
MELHORAMENTO GENÉTICO DO EUCAPLITO
Pedro Henrique Pereira
Tábata Ritchielle M. Martins
SALINAS – MG
2014
PEDRO HENRIQUE PEREIRA
TÁBATA RITCHIELLE M. MARTINS
MELHORAMENTO GENÉTICO DO EUCAPLITO
Trabalho apresentado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas, como parte das exigências para ser aprovado na disciplina de Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa, sob a orientação da profª. Alexandra M. O. Cruz.
APROVADO:
_________________________________
Profª. Alexandra Manoela Oliveira Cruz
SUMÁRIO
1. Introdução
O eucalipto é uma planta nativa da Austrália, que foi introduzida no Brasil por Edmundo Navarro de Andrade nos anos iniciais do século XX . Pertence às Angiospermas,é da classe das Dicotiledôneas,ordem Myrtales,família Myrtaceae e gênero Eucalyptus .É uma planta importante, tanto em questões econômicas quanto nas questões ambientais e sociais. A área de florestas plantadas de eucalipto no Brasil corresponde há cinco milhões cento e dois mil e trinta hectares.
O melhoramento genético do eucalipto está relacionado a sua importância econômica, rápido crescimento e na floração controlada e assim tendo um uma enorme vantagem na composição do lenho com um maior rendimento na pasta celulósica de alta qualidade. Há cerca de quarenta anos que essa pratica vem sendo usada nas atividades de melhoramento na cultura do eucalipto.
Os objetivos do programa de melhoramento genético do eucalipto são de aumentar a produtividade de florestas, valorizando ou não a qualidade do lenho. Nos últimos anos essa pratica tem vindo evoluindo cada vez mais tanto nas grandes e pequenas plantações de eucalipto.
A uniformidade que é alcançada com a seleção dos genes é uma enorme vantagem pois, facilita a exploração econômica do eucalipto,além de