melhoramento continuo
Melhoramento contínuo é uma filosofia implantada no Japão como modo de vida, também conhecido como Kaizen, devido à necessidade de alavancar a economia arrasado pela guerra. Os japoneses, adotaram como regra, o processo de melhoramento todos os dias, segundo o método Kaizen nenhum dia deve passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito em algum lugar na empresa. O melhoramento contínuo deve refletir todos os aspectos, como na produtividade e na qualidade com mínimo de investimento possível, onde há o envolvimento de todas as pessoas da organização com foco de buscar, de forma sistemática e constante, o aperfeiçoamento dos processos e produtos.
O melhoramento contínuo também pode ser definido como técnicas, conceitos e abordagens utilizadas para melhorar os processos da organização, onde os objetivos são em atuar mais e em menores passos do que no melhoramento incremental (que é a forma mais radical de melhoramento, onde geralmente é trocado grande parte dos recursos da empresa ou então é mudada bruscamente as estratégias da empresa), porém com grandes vantagens significativas, mantendo e melhorando os padrões.
MEDIDAS DE DESEMPENHO
A medição e avaliação do desempenho são muito importantes para diagnosticar e também compreender as causas de problemas relacionados ao desempenho tanto de processos (de fabricação, de negócios, de criação e de decisão, por exemplo) mais simples como de sistemas, mais complexos, como as organizações.
O processo da medida de desempenho compreende, primariamente, a obtenção de informações qualitativas e quantitativas sobre o objeto em questão (seja um processo, uma empresa ou mesmo um conjunto ou relacionamento de empresas) julgadas, de acordo com determinadas pressuposições ou princípios (objetivos, estratégia ou outros), como essenciais para monitoramento da performance. De uma forma geral, num contexto empresarial, a medição de desempenho pode ser definida como o processo de quantificar a