MELHORA DAS DORES CORPORAIS RELACIONADA Á PRÁTICA REGULAR DE HIDROGINÁSTICA

1935 palavras 8 páginas
ÁREA TEMÁTICA:

( ) COMUNICAÇÃO
( ) CULTURA
( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA
( ) EDUCAÇÃO
( ) MEIO AMBIENTE
( X) SAÚDE
( ) TRABALHO
( ) TECNOLOGIA

MELHORA DAS DORES CORPORAIS RELACIONADA Á PRÁTICA REGULAR DE HIDROGINÁSTICA Apresentador1: Renata dos Santos Bronoski
Apresentador2: Mary Ellen Ribeiro de Souza
Autor3: Margarete Ruppel dos Passos
Autor4: Alessandro Sancandi Fischer
Autor5: Flávio Guimarães kalinowski

RESUMO O presente estudo teve como objetivo, avaliar as alterações de intensidade do quadro de dor, em praticantes de hidroginástica na cidade de Castro – PR. Para o estudo foi aplicado o Inventário de Pólito, levando em consideração a condição de dor inicial do aluno, tempo de prática e condição atual de dor considerando as propriedades terapêuticas da água, acredita-se que haverá uma melhora significativa nas dores apontadas pelos avaliados. Foi avaliado um total de 33 alunos onde 30 são mulheres e apenas 3 homens, a média de idade dos avaliados é de 47,9 anos. Os resultados apontaram para uma média de 48,48% de queixas de dores na região lombar e joelhos, com a prática essa média caiu para 24,24% e 27,27% respectivamente. Esses resultados obtidos foram analisados utilizando-se da estatística descritiva como média e da porcentagem.

Palavras chaves: Resultados, Inventário de Pólito, Dor.

INTRODUÇÃO
Hoje em dia, cada vez mais pessoas procuram a prática de atividades físicas, seja pelo quadro de sedentarismo, pela preocupação com a saúde ou mesmo pela reabilitação promovida por tal esforço.
Em casos recentes, a procura por atividades aquáticas se evidenciou muito, neste caso, se abordará a pratica da Hidroginástica.
Segundo Simões, et.al. 2008. “A prática da hidroginástica, realizada até três vezes por semana, diminui o uso de medicamentos, melhora o bem-estar e a auto-estima, aumenta a disposição para executar Atividades da Vida Diária, amplia o convívio social e reduz dores no corpo,

Relacionados