meleis
WILLS, Evelyn, Visão Geral das Grandes teorias da Enfermagem In: McEWEN,M; WILLS, E. M. Bases Teóricas para a Enfermagem. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VISÃO GERAL DAS GRANDES TEORIAS DEENFERMAGEM
Este texto discutirá o que distingue os modelos conceituais das grandes teorias. De acordo com Fawcet (2005), os modelos conceituais são amplas formulações da filosofia baseadas na tentativa deincluir o todo da realidade de enfermagem, como entendido pelo pesquisador. Os conceitos e as proposições são abstratos e, provavelmente, não testáveis de fato. As grandes teorias da enfermagem, emcontrapartida, podem ser derivadas dos modelos conceituais e são os níveis mais complexos e amplos no âmbito da teoria; elas tentam explicar os extensos aspectos dentro da disciplina e são compostas deconceitos relativamente abstratos.
As grandes teorias da enfermagem orientam a pesquisa e auxiliam os pesquisadores a integrar os resultados de inúmeras investigações diferentes, para que osachados possam ser aplicados ao ensino, à pratica e à administração. Elas proporcionam um fundo de raciocínio filosófico que permite aos enfermeiros-cientistas desenvolver uma teoria organizadora para apesquisa ou a prática, algumas vezes denominada como teoria de médio alcance.
Durante as últimas cinco décadas de desenvolvimento da teoria, a revisão da literatura de atenção à saúde demonstra que asmudanças nos cuidados à saúde, na sociedade e no ambiente, levaram à necessidade de renovar ou atualizar as teorias existentes e desenvolver diferentes teorias. Na realidade, muitos teóricos deenfermagem já estabelecidos continuam a escrever, reavaliar e melhorar suas teorias à luz dessas mudanças.