MEIOSE Slide
Divisão Reducional
Ocorrência: células gaméticas (germinativas), produção de esporos.
A meiose mantém constante o número de cromossomos das espécies de reprodução sexuada, ocorrem duas divisões nucleares com redução de 2N cromossomos para N cromossomos.
Célula Mãe
1ª divisão (reducional)
MEIOSE
2ª divisão (equacional)
4 células haplóides - filhas
• Meiose é o processo pelo qual células diplóides formam células haplóides, com recombinação gênica, o que ocorre, na formação de gametas e esporos, e que consiste em duas divisões celulares sucessivas: primeiramente,uma divisão reducional e, logo a seguir, uma divisão comum, ou equacional.
Etapas : Na meiose, temos duas divisões
Divisão I (R!)
*Prófase I
leptóteno zigóteno paquíteno diplóteno diacinese
*Metáfase I
*Anáfase I
*Telófase I
Intercinese: período entre as divisões I e II
Divisão II (E!)
*Prófase II
*Metáfase II
*Anáfase II
*Telófase II
Divisão I da Meiose
* Prófase I
A prófase I da Meiose é relativamente longa e bem mais complexa que a prófase da mitose. Ela compreende diversas subfases, a saber:
LEPTÓTENO: (do grego leptos, finos,tainos,fita). É o início do processo e, portanto, é aqui que ocorre o aparecimento dos cromômeros, em função da espiralização dos cromossomos (já duplicados durante a intérfase).
Os fenômenos que ocorrem na Prófase I tornam-se longos, podendo, em alguns casos, durar semanas, meses ou anos.
A Prófase I ocupa cerca de 90% do tempo global da Meiose. Os cromossomos inicialmente finos e longos, condensam-se, tornando-se mais visíveis.
Cada cromossomo é constituído por duas cromátides, embora ainda não se distingam.
ZIGÓTENO: (do grego Zigos ,par). Os cromossomos homólogos se juntam, formando pares. Esse fenômeno é conhecido como pareamento ou sinapse cromossômica.
Os dois cromossomos homólogos de cada par emparelham, constituindo esse conjunto bivalente, ou tétrade cromossômica. Esse processo designa-se sinapse e consiste numa justa posição, gene a gene, entre dois