MEIOS E MÉTODOS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA
A Engenharia estuda a geração, a distribuição, o tratamento, armazenamento e aplicação da energia elétrica desde suas formas mais amplas até o seu uso nas residências, nas indústrias, no controle e automação de processos, nas telecomunicações, na medicina e na informática. A eletricidade é insumo básico para o desenvolvimento de todas as áreas, portanto sua importância se dá pelo fato de ser essencial para todo e qualquer avanço da sociedade atual. Nesse contexto, concluímos esse trabalho visando abordar de modo abrangente ações técnicas sustentáveis para conscientização em relação ao uso de energia.
INTRODUÇÃO
Após a Revolução Industrial, o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente, acompanhado do desenvolvimento econômico, tornou-se expressivo. O crescimento populacional implicou o aumento do consumo, originando problemas ambientais cuja solução tornou-se o grande desafio deste início de século para pesquisadores, ambientalistas, governos, organizações não governamentais e comunidades do mundo inteiro.
Em meio a essa evolução, tornou-se essencial a conquista da qualidade de vida sem o comprometimento da integridade do planeta, ou seja, são necessárias atitudes sustentáveis. Por meio do desenvolvimento sustentável, é possível manter a comodidade adquirida e amenizar os danos aos recursos naturais, valendo-se de ações de eficiência energética e potencializando o processo.
A conservação e o uso racional de energia consiste em uma série de ações e medidas de caráter técnico, gerencial e comportamental, que visam a diminuir o consumo de energia e buscam a sustentabilidade.
Nesse contexto, torna-se perfeitamente viável economizar energia sem reduzir o conforto, o bem-estar e a segurança da comunidade envolvida. Portanto, é muito importante observar a idéia da conservação de energia e passar a utilizá-la de forma inteligente.
IMPORTÂNCIA DA ENERGIA ELÉTRICA
A