Meios multiplicadores
O ser humano, desde os primórdios, tem necessidade em se comunicar. Palavra essa que vem do Latim Communis, que quer dizer “bem comum”, indica algo a ser compartilhado, aquilo que queremos tornar comum a todos. A Comunicação pode ser definida,simplesmente,como a arte de transmitir informações, ideias e atitudes. Basicamente, quer estimular um ou vários sentidos do destinatário (EMERY, E. , AULT, P.H, AGEE K. W, 1974). Com isso, o homem inventou recursos auditivos, visuais ou audiovisuais para chegar até o público e transmitir sua mensagem de forma mais relevante e de maior amplitude. No presente trabalho iremos exemplificar alguns dessas mídias como meios multiplicadores, explicar sua fabricação e descrever veículos de comunicação de acordo com a Teoria de Lasswell. Para a pesquisa foram coletados dados de sites, alguns livros e artigos científicos.
DESENVOLVIMENTO
1. MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Os meios de comunicação operam imediatamente com o sensível, o concreto, principalmente, a imagem em movimento (MORAN, J.M, Revista Brasileira de Comunicação,1994). Os veículos de comunicação em geral, tem uma linha de superposição de linguagens e mensagens para facilitar a aprendizagem,utilizados no campo escolar,familiar, religioso etc. Há muito tempo esses meios vem aperfeiçoando o modo como passar a mensagem certa,tanto para adultos ou crianças para que tenham acesso ao conhecimento de forma clara e abrangente. Não há dúvidas quanto a eficácia da persuasão nesses meios,por usar da articulação, combinação de linguagens (imagens,fala,música,escrita,etc) com alguma ideia central para atingir determinados grupos de pessoas.
2. MEIO TÉCNICO
É o elemento material com que a informação ou conteúdo simbólico é fixado e transmitido do produtor para o receptor. Todos os processos de intercâmbios simbólicos envolvem um meio técnico, até mesmo as afirmações linguísticas