Meios físicos guiados - redes computadores
Os meios de transmissão de dados servem para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. O termo linha é usado para designar o meio de transmissão usado entre esses pontos. Essa linha pode ser de um par de fios, um cabo coaxial, fibras ópticas, comunicação por rádio frequência, micro-ondas, laser ou até mesmo por sinais de satélites. Estaremos abordando os meios de transmissão classificados em meios guiados que são os fios metálicos, par trançado e cabo coaxial, além da fibra óptica.
2.
CARACTERÍSTICAS
RELEVANTES
DOS
MEIOS
DE
TRANSMISSÃO
•
Largura de banda: A largura de banda disponível condiciona o ritmo de transmissão desejável; Atenuação e outras limitações à transmissão: Impõe limitações à distância que o sinal pode percorrer; Interferência: A transmissão de diferentes sinais num mesmo meio de transmissão pode criar “sobreposições” dos sinais, degradando ou mesmo “escondendo” um dado sinal; Número de receptores: Ao ligar mais equipamentos a um meio de transmissão pode criar-se interferência, atenuação, distorção, limitando as distancias alcançáveis ou os ritmos de transmissão utilizáveis; e Preço: Diferentes meios de transmissão apresentam diversas características, tendo pois aplicação em situações diferentes e custos variáveis.
•
•
•
•
3. CABEAMENTO ESTRUTURADO
Relativo aos meios físicos de transmissão, fundamentais na utilização e implatanção das Redes de Tecnologias de Informação, o projeto, a instalação e a administração do sistema de cabeamento, reduz os custos de manutenção das redes. O cabeamento de rede bem projetado pode durar até 15 anos, comparando-se com os sistemas que costumam passar por uma evolução a cada 3 anos e o hardware, que geralmente tem uma vida útil de 5 anos. O projeto de cabeamento não envolve somente considerações sobre taxas de transmissão e largura de banda, mas também é relacionado com facilidade de instalação, materiais empregados, com a imunidade a ruídos,