Meios de transmissão - Cabeamento
Um meio ou um canal de transmissão é um caminho utilizado para que um sinal elétrico ou uma informação seja enviado de um transmissor para um receptor.
Em sistemas de comunicação por rádio, por exemplo, este caminho é o ar. Em sistemas de cabeamento Estruturado o caminho é um cabo metálico(cabos pares transado) ou fibra óptica.
Os sinais de telecomunicações podem se propagar de várias maneiras diferentes, que incluem:
• Ondas de rádio através do ar.
• Sinais elétricos em cabos de cobre.
• Pulsos de som através da água.
• Feixes de luz, através do ar
• Feixes de luz, através de fibra óptica
Os meios de transmissão, tanto quanto seus conectores e demais elementos envolvidos (switchs, patch panels, etc.), atendem a rígidas normas internacionais, padronizadas pela ISO. Estas normas visam obtermos a melhor performance das redes locais, para cada solução física adotada, portanto devem ser seguidas “a risca”.
A definição do meio de transmissão não se restringe apenas a escolha de um ou mais tipos de cabos. Deve-se observar com especial atenção a infra-estrutura a ser utilizada, pois este segmento pode ser responsável por altíssimos índices de falhas (de 25 a 45%). Outro fato de alta relevância é o custo, que tem um valor significativo em relação ao custo total. Em função destas características, surgiu a "Engenharia de Cabling".
3.1 - CABO COAXIAL
O primeiro tipo de cabeamento que surgiu no mercado foi o cabo coaxial. Há alguns anos, esse cabo era o que havia de mais avançado, sendo que a troca de dados entre dois computadores era coisa do futuro. Até hoje existem vários tipos de cabos coaxiais, cada um com suas características específicas. Alguns são melhores para transmissão em alta frequência, outros tém atenuação mais baixa, e outros são imunes a ruídos e interferências. Os cabos coaxiais de alta qualidade não são maleáveis e são difíceis de instalar e os cabos de baixa qualidade podem ser inadequados para