Meios de hospedagem - motel
A tipologia dos meios de hospedagem é bastante variada e ainda não está consolidada conceitualmente. Por tipologia dos meios de hospedagem entendem-se os diversos tipos de hospedagem que existem. Por exemplo, uma pousada e um albergue são meios de hospedagem, contudo diferem quanto à infraestrutura e os serviços prestados. Neste trabalho iremos abordar sobre os motéis, como surgiu no Mundo, no Brasil, algumas curiosidades, entre outros. Vamos discorrer inicialmente sobre cada um dos meios de hospedagem e exemplificar para assimilar melhor.
2.0 TIPOLOGIAS
De acordo com o mercado atual, a segmentação é uma ferramenta dos estabelecimentos, que de acordo com seus serviços prestados e seu tipo de atendimento aos clientes, conseguem de uma forma mais objetiva, a satisfação com o usufruto do seu produto, pois podem ter uma comunicação mais efetiva e direcionar especificamente ao seu publico alvo. Os meios de hospedagem distinguem-se por sua categoria, localização e clientela. Entre eles podemos citar alguns como:
2.1 Hotel - H: Oferece aposentos mobiliados com banheiro privativo, para ocupação eminentemente temporária, incluindo serviço completo de alimentação e outros. Exemplo: Brasão Palace Hotel (Presidente Prudente – SP)
2.2 Hotel Residência – HR: Também denominado apart hotéis ou flats, têm como principal característica a manutenção do sistema operacional hoteleiro, sendo uma espécie de moradia com serviços hoteleiros.
Exemplo: Atlântico Palace Hotel-Residência (Copacabana – RJ)
2.3 Hotel de Lazer – HL: Oferecem serviços e equipamentos de lazer e de repouso em localização geográfica com paisagens privilegiadas. Sua localização pode ser urbana ou rural, em grandes centros turísticos, em montanhas, florestas, planaltos, praias ou outras zonas de interesse turístico ou ecológico.
Exemplo: Hotel de Lazer Santa Cristina (Estância Turística de Paranapanema – Região de Avaré – SP)
2.4 Hotel