Meios de Exportação
Diego Henrique – 08
Escola Técnica – Takashi Morita – 2011
Sumário
1. Introdução
2. Meios de Exportação
3. Meios de transporte na exportação
4. Tipos de exportação
5. Exportação Direta
6. Exportação Indireta
7. Exportação Indireta via Trading Company
8. Curiosidades
9. conclusão
10. Bibliografia
Introdução
O trabalho em questão tem como objetivo de mostrar um pouco sobre o assunto exportação e mostrar seus diferentes tipos e modos. Cada empresa tem seus meios de exportação mais adequados por haver variáveis com: tipo do produto, quantidade, distância, custo e outros.
Meios de Exportação
Meios de transporte na exportação:
A realização das exportações podem ser concretizadas através dos seguintes meios de transporte: marítimo, aéreo, rodoviário, ferroviário e fluvial. A título de informação, o transporte marítimo representa mais de 90% das operações brasileiras de exportação.
Decisão para o meio de transporte a utilizar na exportação:
O fator custo representa o principal item para determinar o meio de transporte a utilizar na exportação, sendo que quanto menor for seu custo, mais atende aos interesses do exportador e do importador. Todavia, dependendo das características do produto, urgência de recebimento da mercadoria, necessidade de cumprimento de prazos, ausência de transporte regular, razões de interesse do exportador e/ou importador, etc., o meio de transporte selecionado pode não permitir observar-se o aspecto menor custo.
Tipos de exportação
Exportação Direta
É aquela em que o próprio fabricante fatura a mercadoria em nome do comprador no exterior, mesmo que a venda tenha sido realizado por intermédio de um agente ou representante. A empresa faz todos os passos para a exportação e, portanto, tem que dominar os procedimentos legais, assim como conhecer os mercados disponíveis para os seus