Meios de cultura
08/04/2013
1. Introdução
Os meios de cultura fornecem os nutrientes necessários ao cultivo de microrganismos em laboratório. O crescimento desses microrganismos nos diferentes meios de cultura fornece as primeiras informações para a sua identificação. É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil microbiano esperado para cada material.
Geralmente, os meios de cultura são adquiridos desidratados, devendo ser adicionados de água destilada e autoclavados para serem utilizados.
Alguns procedimentos são essenciais na hora da preparação de cada meio de cultura para a obtenção de melhores resultados e evitar contaminações, como: quando distribuir o meio antes de autoclavar, os tubos não precisam estar esterilizados; quando distribuir o meio após a autoclavação, os tubos, frascos, placas, pipetas e vidrarias ou materiais auxiliares obrigatoriamente devem ser estéreis e os meios devem ser autoclavados com as tampas semi-abertas, para que a esterilização seja por igual em todo o conteúdo dos tubos.
Quando prontos para uso, podem ser encontrados sólidos, líquidos e semi-sólidos. Esses podem ser colocados em tubos de ensaio, frascos de diferentes tipos e, após autoclavagem, ser colocados em placas de Petri. Logo, devem ser armazenados, preferencialmente, sob refrigeração.
No presente trabalho, o objetivo foi preparar o meio de cultura, no qual foi pesado, hidratado, fundido e esterilizado em autoclave.
2. Materiais e Métodos
Os materiais utilizados foram:
• Placa de Petri;
• Balança Analítica;
• Micro-ondas;
• Água destilada;
• Ágar Padrão para Contagem (PCA);
• Autoclave;
• Tampão.
A prática foi realizada no Laboratório de Microbiologia do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova do Imigrante – ES.
Primeiramente, foi diluído 4,7g de ágar em 200 mL de água, que foi suficiente para ser