Meios De Cultura
Meios de Cultura são frequentemente utilizados em laboratórios, sua finalidade é fornecer nutrientes para o cultivo de microorganismos. Com o desenvolvimento da bactéria, é possível identificá-la através do uso de meios de cultura seletivos.
Os Meios de Cultura podem ser classificados, levando em consideração três aspectos: o estado físico, objetivos funcionais e a composição química. Segundo a classificação por meio de estado físico, os meios de cultura podem ser encontrados em três formas: sólidas, liquidas ou semi-sólidas.
MEIO SELETIVO
A finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros micro-organismos (adição de corantes, antibióticos e outras substâncias com capacidade inibitória para alguns micro-organismos).
ALGUNS MEIOS DE CULTURA:
Ágar sangue (AS)
O meio, usando uma base rica, oferece ótimas condições de crescimento a maioria dos microrganismos. A conservação dos eritrócitos íntegros favorecem a formação de halos de hemólise nítidos, úteis para a diferenciação de Streptococcus spp. eStaphylococcus spp. meio rico e não seletivo, diferencial para a hemólise, nele crescem a maioria dos Gram negativo e Gram positivo, além de fungos filamentosos (bolores) e leveduras, exceto algumas espécies de hemófilos e outros fastidiosos
Utilidade: isolamento de microrganismos não fastidiosos, verificação de hemólise dos Streptococcus spp. e Staphylococcus spp. e usado na prova de satelitismo (para identificação presuntiva de Haemophilus spp.).
Interpretação:
Cor original do meio: vermelho.
Beta hemólise: presença de halo transparente ao redor das colônias semeadas (lise total dos eritrócitos).
Alfa hemólise: presença de halo esverdeado ao redor das colônias semeadas (lise parcial dos eritrócitos).
Gama hemólise (sem hemólise): ausência de halo ao redor das colônias (eritrócitos permanecem íntegros).
Ágar MacConkey (MC)
O cristal violeta inibe o crescimento de microrganismos Gram