Meios de cultura
FORTALEZA
2014
Introdução
Nesse trabalho abordaremos as condições de higiene no laboratório de Microbiologia e como conservar as vidrarias, para assim evitar possíveis contaminações que sejam um risco em potencial para todos no trabalho e manuseio. Mantendo uma atenção diária em relação à descontaminação dos materiais que visam eliminar qualquer interferência externa que possa influir na qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Discutiremos também como fazer a limpeza e descontaminação de vidrarias, os preparos de meios de cultura e as normas utilizadas para a operação e controle de autoclaves.
Objetivos
Preparar vidrarias e meios de cultura para ser esterilizado.
Materiais
Pipeta
Erlenmeyer
Placa de petri
Jornal
Algodão
Meio de cultura
Espátula
Água destilada
Metodologia Comentada
Primeiramente é feita a esterilização dos materiais que vão ser usados no experimento, no caso: a Placa de petri, Erlenmeyer, Pipeta e Proveta.
Para esterilizar inicialmente, é necessário passa as vidrarias na água corrente com um pouco de detergente, depois passa agua destilada e álcool (de preferência um álcool com 70% porque tem uma ação maior no tempo de esterilização dos materiais), em seguida embrulha as vidrarias com o jornal (exceto a proveta que não vai para a máquina de esterilização) para evitar a dilatação dos mesmos e também para evitar que as vidrarias fiquem expostas por muito tempo no ambiente, depois são colocadas na estufa para assim fazer a etapa final da esterilização.
Logo após é feita a preparação do meio de cultura, primeiramente é feito um tampão (com uma gase e um algodão) para tampar o Erlenmeyer. Em seguida você colocar na proveta o valor que foi pedido no experimento, no caso 50 ml de água destilada, porém antes de colocar no