Meios de contraste
O texto está escrito em forma de artigo. É um texto simples, objetivo e muito explicativo.
O autor, Rodrigo Mendes Pinto, é pós-graduando em lato sensu em Docência no Ensino Superior – UNICID – Universidade Cidade de São Paulo, especialista em Radiologia Industrial pelo colégio INACI, tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina-FASM, possui certificado pela CNEN como Responsável por Instalação Aberta (RIA), docente de Radiologia Industrial e Radioproteção no Instituto Brasileiro de Radiologia – IBR, escreve sobre radiologia e administração, autor de vários publicados no Portal da Rdiologia.com site do qual é o idealizador.
ESQUEMA 1. Meios de contrastes 2.2 Radiologia e diagnostico por imagem 2.3 Bário, Iodo, Gadolínio.
2. ANALISE TEMATICA
2.1 Do que fala o texto?
Da utilização de meios de contraste em exames de diagnostico por imagem. Principalmente os que são fabricados à base de Iodo, Bário e Gadolínio, suas utilizações e possíveis reações
2.2 Como o assunto esta problematizado?
Em tópicos explicativos que esclarecem em que exames os meios de contrastes são utilizados como agem e suas reações adversas.
2.3 O que o autor quer demonstrar com a ideia central?
Que o uso dos meios de contrastes facilitam o diagnostico por imagem.
2.4 Que posição o autor assume? A utilização de meios de contrastes não representa riscos consideráveis para os pacientes.
2.5 Como o autor demonstra sua tese?
Explica como os meios de contraste são injetados nos pacientes e cita cada um dos efeitos colaterais possíveis.
3. ANALISE INTERPRETATIVA Texto científico sobre o avanço e a necessidade das técnicas e tecnologias utilizadas na medicina moderna, principalmente na área radiológica, que busca desmistificar o uso de substancias radioativas no diagnostico de doenças. Na visão do autor o uso de tais substâncias é indispensável e seguro.
4. PROBLEMATIZAÇÃO
Que nível de reações