meios de comunicação
Filosofia
A manipulação e os meios de comunicação de massas
Elaborado por: Carina Carneiro Lia Campos Marcelo Ferreira Patrick Jesus
Ano lectivo:2012/2013
Coordenado por: José Borges
Introdução
Neste trabalho vamos abordar a facilidade com que os meios de comunicação conseguem manipular a sociedade actual.
Actualmente a informação espalha-se muito rapidamente, através da televisão Internet, radio etc.. Estes meios devido a sua rapidez de acesso e de divulgação foram conquistando toda sociedade.
A grande quantidade de informação da ilusão de que cada vez a uma sociedade mais bem informada sobre o Pais, o Mundo, mas devido a essa quantidade e por vezes falta de qualidade da informação faz com que a sua recepção não seja a melhor.
A informação difundida pelos media manipula-nos sem termos consciência devido a sua rapidez, qualidade, quantidade liberdade de escolha sobre o que queremos ler, ouvir ou ver.
Índice
Manipulação
A manipulação tem como principal objectivo obrigar ao receptor a aderir a uma mensagem que o emissor pretende impor, mas sem que o receptor se aperceba que esta a ser manipulado, no fundo manipulação e tratar o individuo com um objecto, um meio para um fim.
O manipulador não fala à nossa inteligência e não respeita nossa liberdade; atua sobre nossos centros de decisão com o fim de induzir a tomar as decisões que o favorecem.
Hoje em dia não e fácil admitir que se foi manipulado é mais fácil pensar que esta livre de qualquer tipo de manipulação.
Manipulação audiovisual
1.A estratégia da distracção
Consiste em canalizar a atenção de a sociedade em noticias banais, distraindo-as assim dos verdadeiros problemas. 2. Criar problemas e depois oferecer soluções
Também conhecido por: “problema →