meios de comunicação social
Os meios de comunicação social, como a internet, a televisão, os jornais e a radio, influenciam muito as nossas vidas. Eles são os responsáveis por passarem a informação e muitos deles detêm poderes de manipulação.
No caso da televisão, as publicidades sugerem produtos e maneiras de agir, influenciando assim o consumismo da população. Em muitos dos casos só se compra um produto porque apareceu na televisão.
O jornalismo pode ser também usado como forma de manipulação da opinião pública. O trabalho jornalístico consiste em recolher várias informações dispersas e distribuí-las pelos meios de comunicação. O consumidor que lê um jornal ou assiste a um noticiário não tem como verificar se essa notícia realmente aconteceu. Ele confia no jornal ou no noticiário. Esta incapacidade de comprovação leva a que possam ocorrer notícias irreais apenas para o aumento das audiências ou para manipulação da opinião pública.
A influência dos meios de comunicação em termos de música também é muito grande, porque as próprias reações das pessoas acabam por ser previsíveis e contagiantes: se uma revista disser que a banda “X” é boa e repetir isso muitas vezes, poderá "contagiar" milhares de ouvintes e convencê-los de que realmente aquela banda é boa.
Mas por outro lado, os meios de comunicação social são a forma de as pessoas se sentirem em contacto com o mundo desconhecido, estando constantemente informadas.
Deste modo, temos de reconhecer o devido valor dos meios de comunicação social, pois eles são, sem dúvida, importantes para a sociedade. Mas, no entanto, é necessário não nos deixar-mos influenciar por tudo o que vemos ou ouvimos. Não podemos estar sempre de acordo com eles, pois devemos possuir a nossa própria autonomia e a nossa própria identidade. Temos de ter um espírito crítico e uma personalidade forte, para assumirmos do que gostamos e do que não gostamos. Para criarmos os nossos próprios