MEIOS DE COMUNICA O
Lembre-se de que, quando falamos sobre armazenamento de dados, o termo meio significa o meio de armazenamento usado, por exemplo, os discos e fitas magnéticos. Mas, nas comunicações em rede, meio refere-se aos fios, cabos e outros recursos usados pelos dados para viajarem de sua origem a seu destino. Os meios mais comuns para a comunicação de dados são o cabo de par trançado, o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica e as conexões sem fio.
1 - O Cabo de Par Trançado Conforme mostra a Figura acima, o cabo de par trançado consiste em dois fios de cobre, envolvidos individualmente em plástico e depois entrelaçados um em torno do outro e unidos em outra camada de isolamento plástico. Exceto pelo revestimento plástico, nada protege esse tipo de cabo de interferências externas, por isso ele é chamado fio UTP (Unshielded Twisted Pair - Par Trançado Não-Blindado).
O cabo de par trançado é comumente conhecido como fio telefônico. Devido ao seu baixo custo e ampla disponibilidade, o fio telefônico foi logo eleito o veículo da comunicação de dados. O cabo de par trançado surgiu dessa tecnologia, mas agora é feito segundo especificações mais exigentes. Para conectar um telefone a uma tomada na parede, basta um simples par de fios, mas, quando os fios são entrelaçados, o sinal resultante é mais forte e de melhor qualidade. Algumas redes usam fios telefônicos comuns, mas o recomendado é o fio de qualidade mais alta.
Esse tipo de cabo (par trançado) é composto por pares de fios de cobre e é dividido em 7 categorias, cada uma com seu próprio padrão, freqüência e taxa de transferência de dados. Veja a seguir:
CATEGORIA 1: Não é mais reconhecida pela TIA (Associação da indústria de telecomunicação). Foram utilizadas em instalações telefônicas e redes antigas.
CATEGORIA 2: Também não é mais reconhecida pela TIA. Foi projetado para antigas redes token ring, assim como a categoria anterior.
CATEGORIA 3: Primeiro padrão desenvolvido especialmente para redes. É