meio urbano
Poluição do ar
Poluição do ar é provocada principalmente pela emissão de gases por veículos automotores e pelas indústrias. Os combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, gás) lançam na atmosfera gases tóxicos, como o dióxido de enxofre (SO), o monóxido de carbono (CO), entre outros.
A dispersão desses gases, fuligens e outros materiais em suspensão dependem principalmente das condições atmosféricas, como a ocorrência de chuvas e ventos, nem sempre são frequentes. Em algumas cidades, principalmente no inverno, um fenômeno conhecido por inversão térmica mantém o ar poluído por um longo tempo, levando a qualidade do ar a níveis inadequados.
A poluição também pode gerar outro efeito negativo – a chuva ácida, formada pela mistura de algumas substâncias químicas com vapor d’água na atmosfera.
A concentração de poluentes torna o ar prejudicial à saúde, podendo causar irritação nos olhos, secura na garganta, dificuldades de respirar e agravamento de doenças como asma e bronquite.
Em relação à produção industrial, além de instalar filtros depuradores de ar, é necessário: reduzir o consumo de água e de energia, tratar os efluentes sólidos, líquidos e gasosos, aproveitar energias alternativas (eólica e solar), entre outras medidas.
Poluição e escassez das águas
A poluição da água pode ser provocada tanto por agentes químicos (lançados pelas indústrias) por orgânicos (fezes e restos de alimentos). Essa substancia eliminam diversas formas de vidas aquáticas e contaminam os rios. Consequentemente, podem afetar a saúde humana com doenças transmitidas por bactérias protozoários e vermes.
A escassez de água, principalmente nas áreas urbanas, e outro grave problema a ser enfrentado. O desperdício da água intensifica o desabastecimento. São exemplos de mau uso da água: lavar carros e calçadas desnecessariamente ou deixar a torneiras e chuveiros abertos enquanto fazemos nossas ações cotidianas.
O sistema