meio biotico
O empreendimento xxxx, está inserido no bioma mata atlântica, com resquícios de restinga (herbácea, arbustiva, arbustiva-arbórea e arbórea), com dunas. As restingas são ambientes geologicamente recentes e as espécies que as habitam são típicas de ecossistemas adjacentes como a Mata Atlântica, a Mata de Tabuleiro e a Caatinga (FREIRE, 1990).
O IBGE realizou um estudo de extrema importância, com o tema “Flora das restingas do litoral Norte da Bahia Costa dos coqueiros e salvador”, compreendendo a escassez de material relacionado ao tema. A região de Camaçari contribuiu com 17%, 298 espécimes encontradas, ficando em terceiro lugar por possuir grande área litorânea. As 10 famílias com maior número de espécies identificadas estão representadas na tabela 1. Tabela 1
Família
Quantidade de
Espécies
compositae
45
leg. pap
33
Gramineae
32
Cyperaceae
31
Myrtaceae
22
Euphorbiaceae
20
Rubiaceae
19
Leg. Caes
15
Orchidaceae
14
Malpighiaceae
12
Outras
277
Fonte: IBGE
A área, como um todo, é composta de diferentes condições ambientais e estágios de sucessão, existem espécies em todos os níveis de sucessão ecológica, desde a fase pioneira, secundária até o clímax. Isso ocorre pelo fato de existirem locais mais preservados como o parque Municipal das dunas de Abrantes e a APA Joanes Ipitanga e locais já com mudanças feitas com a ação antrópica, como áreas desmatadas. A tabela 2 a seguir apresenta algumas das espécies encontradas na região de Vila de Abrantes onde o empreendimento será instalado.
Tabela 2
Nome Vulgar
Nome Científico
Família
Foto
Mangabeira
Hancornia speciosa
Apocynaceae
FONTE: http://ucbuscavidaabrantes.blogspot.com.br/2011/01/o-cerbmaba-comite-estadual-da-reserva.html
Orquídea
Epidendrum cinnabarinum
Orchidaceae
FONTE: