MEIO AO CONTRARIO
Neuza Ceciliato de Carvalho (UEL)
Este trabalho faz parte de uma pesquisa intitulada De mãos dadas: leitura e produção de textos no Ensino Fundamental, coordenada pelos pesquisadores, Dr. João Luís Tápias Ceccantini e Dr. Rony Farto Pereira, ambos da UNESP/Assis, no ano de 2002, e realizada em uma escola pública da cidade de Tupã/SP. O objetivo foi investigar a recepção de narrativas longas e a produção de textos motivada por essas “leituras geradoras” com crianças de 5ª e 6ª séries. Dentre as atividades propostas pelo projeto interessa-nos neste estudo sobre a leitura realizada pelos alunos, verificar qual foi o nível de rejeição ou de adesão à obra de Ana Maria Machado, Historia meio ao contrário, e também constatar como se processou a interação recepção/produção.
Considerando os dois textos elaborados pelos alunos após a leitura de Historia meio ao contrario, o primeiro, um resumo, e o segundo, um comentário sobre a história, o nosso trabalho se dividirá em três partes. Num primeiro momento, verificaremos se os alunos conseguiram fazer o resumo da obra, revelando os principais pontos da história; num segundo momento faremos observações a respeito do comentário realizado por eles sobre a história, considerando o interesse dos alunos e a compreensão que os mesmos tiveram com a leitura realizada; e, finalmente, apresentaremos uma análise da obra em questão, apontando para a forma de construção da narrativa em termos estruturais, bem como para o modo de organização do discurso literário. Estes dois pontos são, a nosso ver, essenciais para se pensar no interesse e na compreensão de uma obra literária para a faixa etária em que se encontram os alunos pesquisados.
1. Os resumos dos alunos
Ao todo, vinte e cinco alunos participaram das atividades. Oito disseram não ter lido o livro: uns porque faltaram no dia da entrega do mesmo; outros porque não havia livros para todos os