Meio ambiente
UMA PRÁTICA NECESSÁRIA MERECE UM OLHAR ESPECIAL
Sheila Dias da Silva Danielli Ribeiro
Resumo: este artigo traz o estudo realizado acerca das questões mais significativas que permeiam a avaliação: As necessidades dos professores em elaborar uma prática de avaliação que realmente auxilie no desenvolvimento dos alunos para a vida futura e as inúmeras incertezas e angústias que a avaliação acarreta tanto nos professores quanto nos alunos. Os métodos de avaliação ocupam, sem duvida, espaço relevante das práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. Abordaremos aqui a avaliação da aprendizagem visando possibilitar a tomada de decisão e a melhoria da qualidade do ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes de todo o processo.
Palavras-chave: Avaliação. Professor. Aluno.
1. Introdução A avaliação, tal como aceita e vivenciada na maioria das escolas, tem se constituído como principal meio de organização do trabalho escolar e, portanto, legitimador do fracasso do aluno e consequentemente o ponto de partida para evasão. Os métodos de avaliação ocupam, sem duvida, espaço relevante das práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. Avaliar, neste contexto, não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é simplesmente atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinadas disciplinas. Portanto a avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade do ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes de todo o processo.
2. Avaliação
Avaliação significa o ato de avaliar, de determinar o valor ou merecimento de algo, que pode ser material ou algo que foi desenvolvido como, por exemplo, uma aprendizagem. Em seu dia a dia o