meio ambiente
Palavras-chave: responsabilidade social empresarial; políticas públicas; desenvolvimento sustentável.
ABSTRACT
This paper brings into context the emerging of the Corporate Social Responsability in Brazil. It analyses its proposals and controversies, as well as its relationships and paternships with both the State and the civil society in face of the social matter within a development process that must be socially and economically possible and environmentally sustainable.
Key words: corporate social responsability; public politics; sustainable development.
O Instituto Ethos1 conceitua responsabilidade social empresarial como "a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e a redução das desigualdades sociais" (INSTITUTO ETHOS, 2004).
Em especial, nas últimas duas décadas vem aumentando o interesse e conseqüente investimento do empresariado brasileiro na área social. Discutem-se temas sobre o gerenciamento social, implementação de projetos sociais comunitários, o empresário ético e a responsabilidade social.
Na compreensão dos institutos, fundações, associações empresariais que vêm buscando assumir uma gestão socialmente responsável nos negócios, a responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir as ações organizacionais pautada em valores éticos que visem integrar todos os protagonistas de suas relações: clientes,