meio ambiente
A cidade de Viçosa sofre com esse grave problema ambiental, pois grande parte do esgoto produzido na cidade vai direto para o córrego São Bartolomeu. Isso acaba trazendo danos à qualidade de vida da população, da fauna e da flora da cidade. O esgoto pode trazer diversos problemas ambientais, dentre os quais: odores desagradáveis; estético, denegrindo a imagem da cidade além de servir de criadouro de mosquitos, inclusive os transmissores de doenças.
Uma melhora no sistema de capitação de esgoto, além da criação de estações de tratamento, feitas principalmente pelo órgão responsável por este setor, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) ajudaria a minimizar o problema causado, já que o córrego é o principal aqüífero da cidade.
2 - Lixo
Este tema não é devidamente tratado na cidade de Viçosa, pois com apenas uma caminhada pelo centro da cidade, pode-se perceber quanto lixo está jogado nas ruas da cidade, além de ser jogado também no córrego que corta o município, o São Bartolomeu, o que acarreta grandes danos a cidade.
Campanhas realizadas pela prefeitura, pelas escolas, por ONG’s, e também outros órgãos responsáveis, para a conscientização da população sobre o seu papel na diminuição da poluição na cidade, poderia diminuir o problema causado pelo lixo na cidade, reduzindo uma grande parte do lixo que é jogado em locais impróprios.
Outras medidas que podem ser tomas para a diminuição do problema, são as coletas seletivas do lixo, a reciclagem, uma melhora do sistema de coleta de lixo realizada pela prefeitura e a construção de um aterro controlado.
3 - Construções Irregulares
São várias as construções com estatuto irregular na cidade de Viçosa, principalmente na Avenida P. H. Rolfs, onde são visíveis vários prédios, dentre outras construção, que não respeitaram as leis urbanísticas da cidade. A população da cidade sofre como um amento muito grande no número de habitantes, principalmente devido ao número de estudantes da