Meio Ambiente
O papel da empresa na sociedade é um tema de vasta discussão na atualidade e que influencia diretamente na vida das pessoas e nas estratégias das organizações. No início deste século, nota-se a crescente valorização de uma nova postura empresarial, voltada não só para a obtenção de lucros, mas para o relacionamento com a sociedade em geral e para os impactos gerados sobre o meio ambiente. Á medida que a degradação ambiental e os desequilíbrios sociais entre nações e grupos humanos começam a apresentar as contas a serem pagas pelas futuras gerações fatos como o aquecimento global, mudanças climáticas, conflitos por fontes de energia e violência urbana passaram a exercer grande influência sobre o PIB dos países e sobre a qualidade de vida das pessoas (CAMPOS e LEMME, 2007).
O desenvolvimento ecológico, a ampliação dos recursos de produção e a difusão de novos conhecimentos proporcionam um efeito significativo de competividade entre as empresas. Deste modo, elas buscam cada vez mais investir um novo processo de gestão, para obter diferenciais competitivos, buscando melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, como também colaborar com projetos locais, a fim de contribuir com o desenvolvimento da comunidade.
O consumo exagerado incentivado pelo espírito consumista está gerando consequências irreversíveis ao meio ambiente. A sociedade deve modificar urgentemente seu consumismo, modificando a ideia que a relação de consumo e o desenvolvimento andam juntos. Uma vez que as grandes demandas da produção e do consumo afetam diretamente a retirada de matérias primas da natureza, com a poluição do meio ambiente.
Avanços tecnológicos ocorrem ao passar dos dias e os fabricantes e