meio ambiente
Perigo também vem de dentro de casa: ( Poluição atmosférica )
Infelizmente, nem o conforto do lar pode garantir um ar de boa qualidade. Em casos especificos de pessoas que moram ao lado de vias movimentadas, o ar externo acaba invadindo o meio interno e a quantidade de ar nocivo respirada equivale a tres cigarros fumados por dia, segundo Arbex.
Na cidade: ( Mobilidade Urbana )
O excesso de veiculos em Sao Paulo: um desafio urbano
Desde a saude até o bolso da populaÇao, o problema atinge varias esferas da vida do paulistano
Transito de Sao Paulo: um desafio para a saude, a seguranÇa e o bolso do motorista (Foto: Ernesto Rodrigues)
2.dez.2011 por Tomas Chiaverini
A invenÇao do automovel representou um avanÇo inegavel à sociedade. Mas, ao longo do século XX, a priorizaÇao do transporte individual provocou uma série de transtornos nas cidades. Em Sao Paulo, com 7 milhoes de veiculos registrados (estima-se que 3,8 milhoes circulem pelas ruas todos os dias), esses problemas sao ainda mais graves. De 1980 para ca, a populaÇao da capital cresceu 32%, chegando a 11 milhoes de pessoas. No mesmo periodo, porém, o tamanho da frota mais que quadruplicou.
Na segurança: ( Mobilidade Urbana )
Toneladas de aÇo que se deslocam em alta velocidade, os automoveis ocasionalmente se transformam em armas letais. Segundo a Secretaria de SeguranÇa Publica de Sao Paulo, nada menos que 91,5% (694 casos) dos homicidios culposos (sem a intenÇao de matar) que ocorreram na capital em 2010 tiveram relaÇao com acidentes de transito. Em 2011, so no primeiro semestre, ja foram 378. De acordo com a Companhia de Engenharia de Trafego (CET), 1.357 pessoas perderam a vida em mais de 26.000 acidentes de transito no ano passado. Quase metade das vitimas era pedestre. Muitas vezes, os acidentes sao potencializados pelo uso de bebidas. Neste ano, até outubro, 2.653 condutores foram flagrados dirigindo sob