Meio ambiente
SUSTENTABILIDADE
Maria Cecília Focesi Pelicioni*
RESUMO: O presente artigo procura mostrar que uma nova visão de mundo está ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas por meio da Educação Ambiental, a qual objetiva a melhoria da qualidade de vida no planeta. A Educação Ambiental busca a valorização da vida, a formação de um novo estilo de vida, sem consumismo excessivo, sem o desperdício de recursos e sem degradação ambiental. Apresenta também a opinião de alguns autores a respeito do "desenvolvimento sustentável" como uma f orma de crescimento econômico aliada à justiça social e à satisfação das necessidades dos excluídos.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade.
* Profa. Dra. do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP e Diretora de
Políticas Públicas da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da PMSP. Av. Dr. Arnaldo, 715 - térreo - São
Paulo - SP CEP 01246-904
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
De acordo com a Primeira Conferência Intergovemamental sobre Educação
Ambiental, realizada em 1977 em Tbilisi, Georgia (ex URSS) a educação ambiental é considerada um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem os conhecimentos, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tomam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros (DIAS, 1992, p. 92).
Foi definida como uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade. Essa definição é adotada no Brasil e pela maioria dos países membros da Organização das Nações Unidas-ONU (DIAS, 1994, p. IX).
A Educação Ambiental, de acordo com DIAS (1994), se caracteriza por incorporar as