Meio ambiente
Várzeas e rios são ambientes muito sensíveis à poluição: suas águas, movimentadas com menor energia pelas marés, fazem com que esses se tornem acumuladores naturais de resíduos poluentes. Em uma região coalhada por rios, como a Grande Belém (PA), além do impacto pelo chorume neste ambiente natural, o risco potencial de acidentes é agravado com a utilização dessas águas pelas populações locais para a subsistência alimentar e econômica e pelo aproveitamento destes recursos hídricos pelos sistemas de captação de água potável que abastecem as cidades banhadas na região.
O trabalho tem como objetivo principal fazer uma avaliação ambiental em função das análises de parâmetros físico-químicos e microbiológicos em águas superficiais no sistema hidrográfico do Aurá, e através dos dados encontrados conhecer a característica atual desse sistema no que tange a qualidade de sua água tendo como base os valores de intervenção para substâncias nas águas estabelecido pela RESOLUÇÃO 357 de 17/03/2005 do CONAMA, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.
2.MATERIAL E MÉTODOS
As águas foram obtidas em 15 pontos, armazenadas em frascos de polietileno de 1.000 mL devidamente limpos com uma solução de limpeza (HCl 10%). As amostras foram acondicionadas em caixa de isopor com gelo e levadas para o Laboratório de Química ficando as mesmas sob refrigeração para evitar atividades microbiológicas. O protocolo analítico da Normalização Técnicas da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB (1988) foi utilizado como metodologia nas coletas das amostras. Os parâmetros físico-químicos foram analisados da seguinte maneira: temperatura (°C):