Meio ambiente
(condicional)
1) O módulo “decide”
O módulo “decide” é utilizado quando em algum ponto do fluxo da modelagem, temos algumas condições a serem satisfeitas pela simulação.
Por exemplo: imagine que após a realização de uma atividade, há a necessidade de inspecionar as peças produzidas. Nessa inspeção, existe a probabilidade de termos peças aceitáveis e defeituosas após o processamento. A atividade de inspeção é tratada pelo módulo “decide” que veremos a seguir.
A figura abaixo mostra o bloco decide e a tela de setup (configuração do bloco).
Na figura temos:
Bloco “decide1”:
a) True (verdadeiro) – trata-se da condição verdadeira a ser satisfeita de acordo com o as condições que podemos definir através de probabilidade de ocorrência do evento
(sim/não, verdadeiro/falso) ou então, através de condições matemáticas que são definidas através de fórmulas.
b) False (falso) – trata-se da condição falsa, ou seja, da probabilidade de não satisf azer as condições lógicas ou matemáticas.
Tela de setup do bloco “decide”:
a) Name (nome): ao abrir a tela de setup, vem como padrão o nome “decide 1” (caso seja o primeiro bloco a ser inserido no modelo). Este nome pode ser configurado de acordo coma necessidade da modelagem em execução.
b) Type (type): pode ser 2 way by chance, 2 way by condition, n way by chance, n way by condition. Esses comandos funcionam da seguinte forma:
2 way by chance: existem 2 probabilidades distintas para a separação das entidades, que seguem para a saída “verdadeira” ou “falsa”.
n way by chance: existem “n” probabilidades a serem ajustadas para a modelagem. Exemplo: uma chegada é composta por entidades formadas por 20% de mulheres adultas, 25% de homens adultos, 25% de meninos e 30% de meninas. Nesse caso, para a separação utilizase esse comando.
2 way by condition: existem 2 condições distintas para a separação das peças. Exemplo: na chegada, chegam