meio ambiente
AMBEV
1. Setor Produtivo
Bebidas em Geral
2.Problemas a serem resolvidos
Ambev 1: Conscientização do público alvo com relação a reciclagem pós compra, minimizando assim, os impactos ambientais.
Ambev 2: Redução do consumo de insumos, minimização do consumo da água e resíduos sólidos, reaproveitando todos os recursos positivamente.
3. Linha de ação (em que área foi feito o investimento ambiental)
Ambev 1: Cada fábrica possui uma Comissão Interna de Meio Ambiente (CIMA), que tem como prioridade desdobrar, aplicar, monitorar e auditar os padrões do Sistema de Gestão Ambiental nas áreas fabris. Na gestão de Recursos Hídricos da unidade do Jaguariúna em 2002, houve uma redução de 20% no índice de consumo de água – uma economia anual de 666.000.000 litros, suficiente para abastecer durante um ano 8 mil pessoas. A Reciclagem de Resíduos (unidade F Minas) apresenta um aproveitamento de 98% dos seus resíduos sólidos gerados.
Ambev 2: Foi criado um projeto de conscientização do público interno com relação ao reaproveitamento de resíduos e recursos recicláveis e também um processo de consumo de água consciente evitando o desperdício.
4. Resultados Obtidos
No geral os refrigerantes da AmBev são os que consomem menos água no mercado (cerca de 1,83 litros por cada litro de bebida), em 2006 atingiu uma média ainda menor (1,61 L de água/litro de bebida). O aproveitamento de resíduos sólidos foi outro resultado bom, seu índice de 98% na forma de subprodutos. O que se pode citar como exemplo é o bagaço do Malte que é reutilizado para a produção de ração animal.
Os resultados obtidos pela AmBev trouxeram benefícios financeiros, além de reduzir o impacto ambiental, o que coloca a empresa como referência em gestão ambiental.