meio ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Serra (Semma) conquistou uma autorização do Conselho Estadual de Meio Ambiente para licenciamento do projeto para a despoluição da Lagoa de Carapebus, que inclui o saneamento básico do local, e agora parte em busca de parceria para a execução da obra. O objetivo é a preservação ambiental da Lagoa de Carapebus, de modo a torná-la novamente própria para banho. Outros benefícios são: melhorias na qualidade de vida da população do entorno, além da contribuição para o turismo da região.
Conquistada a licença ambiental, a Prefeitura da Serra busca parceria junto ao Governo Federal para a execução da despoluição. De acordo com a Secretaria de Obras da Prefeitura da Serra (Seob), responsável pela parte hidráulica, o projeto já está 50% adiantado. Após conclusão, a Seob vai encaminhá-lo a Semma e a Cesan para as avaliações finais. Após a conclusão desta etapa, a Semma vai enviar o projeto ao Governo Federal. A previsão é que as obras, se os recursos forem obtidos em parceria com a União, sejam iniciadas em 2009.
Lagoa - A Lagoa de Carapebus é um importante ponto turístico da Serra, inserida na Área de Proteção Ambiental de Praia Mole. Em determinado trecho é separada do mar apenas por bancos de areia em um verdadeiro cartão postal. As nascentes e córregos contribuintes estão localizados em grande parte na área do cinturão verde do conjunto habitacional Cidade Continental. Próximo a ela, está localizada a pequena Lagoa do Baú. A praia ao seu lado também é um local de desova das tartarugas marinhas que passam pela costa capixaba. (Roberta Pelissari)