meio ambiente
Tendo em vista o foco do aumento do lixo eletrônico, há um conjunto de necessidade que a sociedade deve relacionar para reduzir o aumento do lixo eletrônico como:
1. Exercite o consumo consciente. Antes de comprar um aparelho, verifique se:
A. você realmente precisa dele;
B. o aparelho possui sistema de economia de energia (se não tiver, não compre).
C. a empresa produtora oferece sistema de recolhimento e reciclagem, quando você quiser se desfazer do equipamento (como são poucas as empresas que oferecem esse serviço, não dá para descartar todas as outras. Mas dê preferência aos produtos de empresas mais responsáveis).
2. Preserve recursos naturais. Durante o uso, siga as recomendações do fabricante para redução do uso de energia e para aumentar a durabilidade do aparelho e/ou das baterias. Não deixe os aparelhos ligados sem necessidade.
3. Amplie a vida útil de seu equipamento. Não se desfaça do aparelho por “modismos”. Troque apenas quando realmente for impossível continuar com o que você já tem.
4. Responsabilize-se pelo destino de seu lixo eletrônico. Para descartar o equipamento usado, entre em contato preferencialmente com instituições que possam reutilizá-lo. Veja no site a lista. Se não houver como reutilizar seus equipamentos, garanta que a sucata eletrônica será reciclada adequadamente, doando seus resíduos preferencialmente para cooperativas de catadores capacitadas.
5. Reduza o consumo de aparelhos eletrônicos. Conscientizar a população para a redução do consumo excessivo.
O lixo eletrônico possuem grandes quantidades de metais pesados, que podem contaminar o meio ambiente, quando disposto de maneira incorreta,como, por exemplo, a contaminação do solo e do lençol freático. No corpo humano, os elementos tóxicos dos