Meio Ambiente
REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES
Marco Túlio Cardoso1, Renato Augusto Pereira Damásio2, Angélica de Cássia Oliveira Carneiro3,
Laércio Antônio Gonçalves Jacovine4, Benedito Rocha Vital5, Daniel Câmara Barcelos6
RESUMO: A fumaça gerada no processo de carbonização contém vários poluentes que são nocivos ao ser humano e que também contribuem para o efeito estufa. Diante desse cenário, objetivou-se, com a realização desta pesquisa, a construção e a avaliação de um sistema de queima dos gases da carbonização que possibilite a diminuição da emissão de poluentes e a cogeração de energia, tornando o processo mais eficiente, do ponto de vista tecnológico e ambiental. O trabalho foi realizado em parceria com a empresa
ArcelorMittal Bioenergia. Foi construído um forno retangular em escala laboratorial com capacidade de dez estéreos de madeira, com fornalha para combustão dos gases e chaminé. O forno e a fornalha foram construídos com quatro aberturas laterais, para controle da carbonização e entrada de oxigênio para a câmara de combustão para a queima dos gases, respectivamente. Os gases desprendidos na carbonização passam por uma conexão entre o forno e a câmara de combustão, onde ocorre a queima dos mesmos.
Verificou-se que, durante a queima dos gases, não houve liberação de fumaça visível pela chaminé, como ocorre em sistemas tradicionais. O sistema de queima de gases não alterou o rendimento gravimétrico em carvão vegetal e é eficiente, do ponto de vista da redução da emissão de poluentes, diminuindo em 96% e 93% de metano e monóxido de carbono, respectivamente. Dessa forma, o ar quente produzido pode ser reutilizado na forma de energia térmica.
Palavras chave: Carbonização, câmara de combustão, gases poluentes.
CONSTRUCTION OF A GAS BURNING SYSTEM RESULTING FROM CARBONIZATION TO
REDUCE POLLUTANTS EMISSIONS
ABSTRACT: The smoke generated in the carbonization process contains various