meio ambiente
Antes de se pensar em funcionários e os demais aspectos deste empreendimento, é preciso pensar na estrutura, a qual irá exigir a maior parte do capital investido. O primeiro ponto a se pensar é a necessidade de muito espaço e por isso, o ideal é investir em um espaço que tenha o tamanho de uma residência com, no mínimo, 80 metros quadrados e uma boa flexibilidade para ampliação em primeiro andar ou mais alguns, se for preciso.
Existem regras exigidas quanto a distribuição do espaço para montar um laboratório de análises clínicas, e elas incluem, segundo a Agência de Vigilância Sanitária, áreas mínimas os quais os ambientes devem ter. Os espaços que devem constar em sua planta de divisão do projeto de construção de um laboratório de análises são: sala para coleta de material com no mínimo três metros quadrados, uma área para classificação e distribuição de amostras com igual área e uma sala de preparo de reagente que deve ter a mesma área das anteriores.
É preciso reservar 14 metros quadrados para um laboratório de bacteriologia, imunologia, micologia, microbiologia, hematologia, parasitologia, urinálise, virologia, bioquímica ou biologia molecular. Deve haver em seu projeto uma sala de preparo de soluções com nove metros quadrados, uma sala de extração de ácidos nucleicos com, no mínimo, oito metros e meio quadrados de espaço, uma antecâmara de paramentação exclusiva com três metros quadrados de área, uma sala de PCR que deve contar uma para mínima de seis metros quadrados, uma sala de revelação de géis com quatro metros quadrados, um laboratório de suporte à UTI com oito metros quadrados e um laboratório de emergência com nada menos que dezesseis metros quadrados. Talvez, o ideal seja ter mais de um andar para distribuir bem essas áreas, todas isoladas termicamente uma das outras.
Existem espaços que são importantes na montagem da estrutura de um laboratório de análises clínicas eque não podem faltar