Meio ambiente
A história da HP está intimamente ligada ao surgimento e desenvolvimento do sistema de transportes coletivos urbano da cidade de Goiânia e sua região metropolitana.
Em 1969, após participação e vitória no processo de concorrência pública (CJ/ 01/ 69), a HP Auto Peças Ltda expandiu suas atividades, contando com 32 veículos para atender parte de uma cidade ainda muito jovem e com um único pólo de atração: o centro.
Cada vez mais consciente de suas responsabilidades e ávida por atender às novas demandas da capital, em 1972, a empresa realizou uma reestruturação interna, incluindo a alteração de sua razão social para HP Transportes Coletivos LTDA.
Em 1976, quando na cidade de Goiânia foi adotado novo sistema de transporte coletivo, baseado no modelo tronco alimentado, a HP investiu na compra de novos ônibus, melhoria de sua garagem e no treinamento de pessoas, com o intuito de atender a essa nova demanda.
Com o desenvolvimento do 1º Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), em 1985, o qual indicou extensão dos corredores, a empresa sofreu novo aumento de frota. Já na década de 90, foi implementado o sistema de bilhetagem automática em todos os ônibus da HP, representando marco importante em inovação tecnológica.
Em 2001, a empresa passou novamente por mudanças, ampliando frota, estrutura física e inovando seu sistema de gestão, como forma de atender ao projeto de reestruturação do transporte coletivo da RMG.
Atualmente, a empresa possui frota patrimonial de 392 veículos sendo 373 ônibus convencionais e 19 micro-ônibus e opera em 138 linhas distribuidas nas regiões sul, sudoeste e centro expandido, de forma compartilhada.
A HP é a primeira empresa de transporte coletivo urbano, do estado de Goiás, a possuir o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), certificado pela NBR IS0 9001:2000, por meio do ICQ Brasil.
Implementado desde 1999 e em constante processo de melhoria, esse