Meio ambiente
AGRÍCOLAS
Esta Unidade busca contribuir para a compreensão dos tipos de canais e das estratégias de comercialização dos produtos agrícolas, bem como das possibilidades de relações com o mercado, disponíveis para o agricultor. Seu principal objetivo é promover a discussão sobre as relações existentes entre as estratégias de segmentação dos mercados e de diferenciação dos produtos na definição dos canais de comercialização. Os conceitos estudados nas Unidades anteriores contribuirão para a compreensão do conteúdo; portanto, sempre que necessário, consulte os textos anteriores, para lhe possibilitar aprofundar o assunto.
Com relação aos canais de comercialização, serão apresentadas suas funções, seus agentes e, consequentemente, o comprimento dos canais de distribuição dos produtos agrícolas. Com relação às estratégias de comercialização, serão analisados os aspectos que influenciam na escolha dos canais de comercialização, tais como a diferenciação dos produtos, a segmentação dos mercados e a diversificação da produção. Além desses conceitos, também serão apresentadas as definições de comercialização agrícola, estratégias de comercialização, economias de escala, economias de escopo, vantagens competitivas, competitividade, qualidade e agregação de valor aos produtos agrícolas.
Ressalte-se que o objetivo principal deste texto não é aprofundar os assuntos, aspecto esse cumprido pela bibliografia complementar da disciplina, e sim, apresentar os principais conceitos relacionados ao tema desta Unidade. Portanto, o presente texto didático é proposto como guia de estudos que servirá para qualificar tanto as discussões que serão promovidas nos fóruns quanto a realização das atividades da disciplina.
4.1 COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA
Numa visão mais limitada, a comercialização agrícola pode ser pensada como um simples ato do agricultor que consiste na transferência de seu