meio ambiente
BASES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICASO trabalho teve como objetivo, analisar o conteúdo da educação ambiental nos projetos pedagógicos e como vem sendo desenvolvida a prática curricular de duas escolas (pública e privada) do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Teve como instrumento de coleta de dados a análise dos projetos pedagógicos envolvendo a temática da educação ambiental, elaborados pelas escolas no período de 2005 a 2007.
Também, um questionário semi-estruturado foi aplicado aos alunos e professores com a finalidade de analisar as percepções sobre os projetos e as práticas pedagógicas da educação ambiental. Os resultados obtidos, apontaram que os projetos pedagógicos das escolas generalizam as propostas da educação ambiental e não especificam a metodologia necessária para se alcançar as ações delineadas.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Projeto; Ensino Fundamental.
Ao abordar as questões ambientais no contexto escolar, impõe-se abrir espaço para analisar a gravidade da situação da crise ambiental local e sua interlocução com o global, visando o debate quanto ao assumir a tarefa cidadã das escolas de forma individual e coletiva, tendo no ensino de ciências, no projeto pedagógico e nos currículos praticados, um espaço de possibilidades de emancipação a partir da educação ambiental.
Para o entendimento das práticas cotidianas de educação ambiental, é interessante observar a dicotomia entre o realizado nas escolas e o que deveria ser feito. Segundo Alves e Garcia (2002) é necessário entender a noção de currículo como um lugar e espaço privilegiado de discussões relativas aos saberes formais e a outros de ordem prática e informal, formando redes de conhecimentos.
Assim, considera-se que cabe à educação um papel de destaque no processo e no comprometimento