meio ambiente
As associações são instituições que buscam promover a educação, a cultura, a política e os interesses de determinadas classes. Enquanto as cooperativas desenvolvem mais um trabalho comercial de uma maneira coletiva. Nas cooperativas os cooperados são os administradores do projeto e são beneficiados pelos proventos gerados. Nas associações, os associados não são exatamente os proprietários da instituição e, caso ocorra o seu fechamento, o valor que foi acumulado deverá ser encaminhado a uma instituição que realize um trabalho semelhante ao seu.
Vantagens e Desvantagens
Conceito
Associação: Sociedade que não possui fins lucrativos.
Cooperativa: Sociedade que não possui fins lucrativos e possui uma especificação para atuar em uma atividade comercial.
Finalidade
Associação: Defende seus associados com a estimulação da área profissional e social de seus associados. Faz atividades de educação, promoção e assistência social.
Cooperativa: Busca desenvolver atividades como a prestação de serviços e atividades de consumo com o intuito de atender aos interesses de seus cooperados. Realiza o trabalho de formação e capacitação.
Legalização
Associação: Primeiramente o estatuto deve ser aprovado em uma Assembleia Geral com os associados. Deve-se eleger a diretoria e elaborar uma ata de constituição. Também deve ser feita a inscrição de CNPJ junto à Receita Federal e registros no Ministério do Trabalho e no INSS.
Cooperativa: Os cooperados devem aprovar o estatuto em Assembleia Geral e também deve realizar a eleição da diretoria e do conselho fiscal. Deve-se fazer a inscrição do CNPJ junto à Receita Federal e realizar a Inscrição Estadual. As cooperativas também devem solicitar o alvará na prefeitura.
Cooperativas Agropecuárias
Esse tipo de cooperativa tem, entre seus principais cooperados, os produtores rurais que se reúnem para fortalecer as diversas etapas de produção. Essa união facilita a compra