meio ambiente
A sobrevivência e o crescimento das organizações estão diretamente relacionados ao seu esforço para atingir e manter uma vantagem competitiva no ambiente em que atuam, ofertando ao mercado algo que supere os concorrentes. Para tanto a estratégia é primordial. A elaboração e operacionalização de uma estratégia respondem à necessidade que a organização tem de gerenciar suas ações e buscar atingir seus objetivos em um contexto altamente competitivo. Visualizase um fl uxo de infl uências: o ambiente induz a estratégia, que conduz ao posicionamento de vantagem competitiva, infl uenciando a performance de mercado e a performance fi nanceira (Dickson, Farris e Verbeke, 2001).
A estratégia é o foco das atenções. O contexto competitivo mundial em que as organizações estão inseridas corresponde ao pano de fundo para a questão estratégica. O marketing possui um papel fundamental porque é um dos elos entre a organização e o mercado. Para tal, é necessário aprofundar conhecimentos sobre a construção de estraté- gias, ou seja, como se dá o processo de formação da estratégia de marketing, sua formulação e implementação.
O estudo do processo de formação da estratégia de marketing é um tema pouco analisado na literatura nacional e internacional. Converge com o que se afi rma em relação ao conceito da própria estratégia, não havendo unanimidade. Porém, há consenso de que não existe uma única e melhor maneira de se criar e desenvolver uma estratégia, como não há um melhor caminho para a organização.
Sempre há as particularidades de cada contexto em que ela está inserida (Mintzberg e Quinn, 2001).
FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE
ESTRATÉGIAS
Uma estratégia é constituída pela sua formulação e sua implementação, que são apresentadas separadamente para fi ns de estudo e análise, mas que precisam estar inter-relacionadas na prática empresarial (Hutt, Reingen e Ronchetto, 1988; Menon et al., 1999; Mintzberg e
Quinn, 2001; Piercy,