Meio ambiente
INTRODUÇÃO
O processo de urbanização nas cidades brasileiras está associado diretamente ao modo de produção capitalista, migrantes vindos de cidades menores ou de campos são atraídos por oferta de emprego e melhores condições de renda.
Porem boa parte de mão – de – obra não é absorvida pelo mercado devido a falta de qualificação, essa questão contribui para o agravamento dos contrastes sociais e econômicos, a disputa por espaços que oferecem melhores condições de moradia.
Serão abordados através deste trabalho os Riscos e Impactos Ambientais na Área de Expansão Urbana, os danos que o meio ambiente sofre por causa das decorrentes obras, que são feitas. A importância de ser bem planejada para que não haja riscos para as pessoas e também ao meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
As obras são muitas vezes causadoras de grande impacto e danos ambientais. Atualmente no mundo a forma de urbanização é decorrente no processo de industrialização, provocando diferenças entre o ambiente e o social nas áreas urbanas, responsáveis pelos grandes impactos ambientais em ecossistemas naturais, sendo grande poluidora do ar, água e solo.
A tendência atual do limitado planejamento urbano integrado esta levando a cidades a um caos ambiental urbano com custo extremamente alto para a sociedade, diante dos processos de industrialização e crescimento urbano tornou-se crescente a busca por modelos que compatibilizem o desenvolvimento econômico com uma efetiva manutenção da produtividade dos recursos naturais.
Nos últimos tempos a conservação da natureza passou a ser compreendido como sendo o resultado do uso racional do meio ambiente, de modo a permitir uma produção continua dos recursos naturais renováveis e a otimização do uso dos recursos não – renováveis, a fim de garantir uma melhor