Meio ambiente
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O papel do professor
Segundo a LDB o papel do professor, está muito além da simples transmissão de informações. Dentro do conceito de uma gestão democrática, participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, decide solidariamente com a comunidade educativa o perfil de aluno que se quer formar, os objetivos a seguir, as metas a alcançar. E isso não apenas no tocante a sua matéria, mas toda a proposta pedagógica. Quanto à aprendizagem dos alunos esta se dá de forma heterogênea, individual. É necessário zelar e isto é mais do que avaliar, é preocupar-se, comprometer-se, buscar as causas que dificultam o processo de aprendizagem e insistir em outros mecanismos que possam recuperar os alunos que se encontram em dificuldade.
O professor só conseguirá fazer com que o aluno aprenda se ele próprio continuar a aprender. A aprendizagem do aluno é, indiscutivelmente, diretamente proporcional à capacidade de aprendizado dos professores.
Essa mudança comportamental faz com que o professor não seja o repassador de conhecimento, mas orientador, aquele que zela pelo desenvolvimento das habilidades de seus alunos.
Para que o processo de aprendizagem seja eficiente, os atores sociais (família e comunidade) precisam participar ativamente. A parceria escola/família, escola/comunidade é vital para o sucesso do educando. Sem ela a já difícil compreensão do mundo por parte do aluno se torna cada vez mais complexa. Juntas, a família, a escola e a comunidade podem significar um avanço efetivo nesse novo conceito educacional: a formação do cidadão.
A importância da Interdisciplinaridade
Contextualizado e enfocado na disciplina de ciências biológicas a função do professor é desenvolver ao máximo as competências e habilidades no seu aluno, de forma interdisciplinar.
Cada professor deve colaborar, priorizando sua área, para a formação de um cidadão pleno, sem jamais perder a noção de