Meio ambiente
RELATÓRIO
Palmas, 25 de Novembro 2010
[pic]
RELATÓRIO ALUNO: Renata Gomes do Couto Ribeiro
Breno Marinho
Trabalho apresentado para
Avaliação na disciplina de
Química Ambiental do curso
Gestão Ambiental turno noturno,
Da Faculdade Católica do TO Ministrado pelo professor Higino Flavio.
PALMAS, 25 de Novembro 2010.
1) ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA:
Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos, químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequados para o consumo, ou seja para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas.
AREA DE ABRANGÊNCIA O percentual de abastecimento citado abaixo,se refere á população com ligação de água tratada.
E. A. B. (Elevatória De Água Bruta).
A elevatória de água bruta, com capacidade de ate 500I/S, recalca para o canal de entrada do sistema, onde a água bruta recebe os seguintes produtos químicos: cal hidratada quando necessário, e sulfato de alumínio.
TRATAMENTO
FLOCULAÇÃO OU COAGULAÇÃO
Nesta etapa do tratamento a água já recebe o alcalinizaste (cal hidratada), quando necessário e o coagulante (sulfato de alumínio). Então inicia com gradientes de velocidade diferenciados. Quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe nos tanques, uma determinada, quantidade de sulfato de alumínio. Esta substancia serve para aglomerar (juntar) partículas solidas que se encontram na água como, por exemplo, a agila. Esse processo é realizado é realizado por meio da adição do cloreto férrico e tem a finalidade transformar as impurezas da água que se encontra em suspensão fina em estado coloidal.