Meio ambiente
Os debates dos problemas ambientais nos diferentes meios e, em especial, nos meios de comunicação, têm levado, em muitos casos, a formação de preconceitos e a veiculação de imagens distorcidas sobre as questões relevantes relativas ao meio ambiente.
Considere os dois dilemas abaixo:
A questão ecológica deve se restringir à preservação dos ambientes naturais intocados e ao combate da poluição.
É um luxo e um despropósito defender, por exemplo, animais ameaçados de extinção, enquanto milhares de crianças morrem de fome ou de diarreia na periferia das cidades.
Leia as afirmativas, escolha um dos dilemas citados e analise-o à luz do pensamento da sustentabilidade, discutido em nossas aulas.
Muitas pessoas têm percepções distorcidas sobre as questões relativas ao meio ambiente porque desconhecem os preceitos da sustentabilidade e, por isso, agem de forma preconceituosa, levados por considerações errôneas divulgadas pela mídia ou atribuídas ao senso comum.
Por isso, é necessário que conheçamos o conceito da sustentabilidade para dar embasamento para discutirmos sobre essas distorções. A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente para que os recursos naturais que possuímos atualmente possam ser preservados para as gerações futuras. A cerca das distorções ligadas ao meio ambiente vou comentar sobre o primeiro dilema: “A questão ecológica deve se restringir à preservação dos ambientes naturais intocados e ao combate da poluição”. Essa afirmação está incorreta, uma vez que proteger o meio ambiente depende, não só de proteger áreas intocadas, mas também proteger as demais para evitar que o planeta torne-se um lugar insustentável para a vida. Nesse sentido, os ambientalistas devem considerar que a realidade em que vivemos é complexa e que os fatores que a compõem interagem entre si. Por isso, o ambiente deve ser compreendido com todos os seus inúmeros problemas, não devendo ser