Meio Ambiente X Log Stica
Em face da crescente competitividade, a logística evoluiu assim também como suas atividades, meios e formas de atuação. Através desta evolução e da crescente demanda, as empresas abordam a Logística Reversa como processo para efetivação e implantação de estratégias de mercado, abordando o âmbito econômico e social incluindo a questão da eficiência ambiental. Conceito de Logística Reversa:
Define-se logística o movimento de materiais do ponto de origem até o ponto de consumo. Sendo assim a logística reversa caracteriza-se do movimento do ponto de consumo até o ponto de origem. Podemos dizer também que é o fluxo inverso da cadeia de suprimentos, ela cuida do fluxo de retorno dos materiais ao longo da cadeia de abastecimento, incluindo a reciclagem, substituição, eliminação de materiais e resíduos, reutilização controlada do bem, originando-se novas matérias-primas secundárias para fabricação de um novo produto. Produtos que antes eram descartados de forma incorreta trazendo riscos para o meio ambiente e para às pessoas, agora podem ser reaproveitados e novamente voltar para o processo produtivo.
Prática e objetivo:
O grande volume de resíduos e o desperdício de materiais, impulsionaram a implementação da Logística Reversa nas organizações, além disso, este ponto envolve o objetivo estratégico econômico, a competitividade e o fator ecológico. As empresas que utilizam este processo contribuem para o incentivo à reciclagem e a redução de impactos no meio ambiente e também agregam valor aos seus clientes e consumidores finais. Com a logística obtém-se enormes economias pela redução de perdas e redistribuição de produtos, e faz com que as organizações enxerguem a necessidade pela busca de novos potenciais e soluções em razão da qualidade no atendimento ao cliente e a utilizam como grande ferramenta competitiva. O uso de material reciclável está aumentando nas empresas, agora não é somente o papel reciclável, mas também outros produtos. Essa