Meio ambiente e sustentabilidade
Ana Flávia de Avelar
Bianca Ortelan
Camila Natalia
Heitor Gontijo
Jefferson Soares
MEIO AMBIENTE
Entendemos Meio Ambiente como:
O ambiente em que vive e envolve todos os seres vivos e não
vivos da terra, tendo como influência a ordem física, química e biológica que os rege.
• Na Conferência de Estocolmo, organizada pelas Nações Unidas em 1972, fere-se ao Meio ambiente como o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
SUSTENTABILIDADE : CONCEITO
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais,
Energéticas, Econômicas e Ambientais.
• Questão Social:
Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética:
Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental:
Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
De forma sintética podemos dizer que o conceito de sustentabilidade começou a ser esboçado na Conferência das Nações
Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia, na cidade
de