meio ambiente e sustentabilidade
No campo de construção civil, há um consumo imenso de recursos naturais extraídos (como a madeira natural) e, consequentemente, uma geração de resíduos maior ainda, além da emissão de poluentes para a atmosfera. A preocupação sustentável dos profissionais da área civil em diminuir a geração de resíduos, utilizar materiais sustentáveis para diminuir os impactos tem aumentado, os profissionais se educaram ambientalmente e estão buscando soluções viáveis para que o processo de construção civil prejudique o mínimo possível o meio ambiente. Como exemplo de soluções simples que já são muito usadas tem-se o reaproveitamento de luz solar, a utilização de materiais reciclados e o aumento da absorção da água da chuva.
Questão 2 –
O vídeo mostra, basicamente, o desperdício e alienação dos “iDiots” com as pessoas, sátira realizada com os aparelhos “iPhone” da Apple, onde os robôs obedecem o que o telefone “manda”, além desses aparelhos não terem uma vida útil grande, provocando o consumismo e desperdício.
O consumo de eletrônicos se tornou, na atualidade, uma necessidade básica para algumas pessoas, sendo um meio de ajuda profissional, acadêmico, informativo, entre outros diversos fatores. Mas esse consumo chegou a um nível que não se pode ter um aparelho ultrapassado, o da última geração e mais recente é sempre o melhor, aumentando mais e mais o consumo e o desperdício de bens materiais. Então, o mercado vai produzir e inovar mais e mais produtos, já que serão vendidos e depois de pouco tempo, descartados sem necessidades realmente concretas da sociedade. A produção de bens que durem pouco vai fazer com que grandes empresas “sobrevivam”, o lucro vai ser maior porque vão ser trocados por novos e mais recentes produtos.
As empresas só pensam no lucro e consumo das pessoas, não pensam exatamente na quantidade de recursos naturais e energias necessárias usadas para produzir tais bens, poluindo e destruindo o meio ambiente mais que ele pode suportar.